Trilhas e trilheiros

Quais foram as melhores trilhas que você realizou? Quais ainda pretende explorar? Como é sua experiência na área?

Trouxe esse tema porque sempre me interessou, mas era uma atividade  constantemente postergada na minha lista de prioridades (tão urbanas). Então quais são as informações e atitudes que deve proceder o início de uma trilha?

1) GRUPO DE AMIGOS OU COM GUIAS BEM INDICADOS, E AINDA QUANDO POSSÍVEL DE EMPRESAS COM CNPJ SEM RECLAMAÇÕES (VERIFIQUE COM O TELEFONE 151 DO PROCON E TAMBEM NO SITE RECLAME AQUI)

O primeiro passo para topar essa aventura com segurança é buscar um grupo de confiança. Uma breve pesquisa pode demonstrar inúmeros riscos, acidentes e problemas, de quem saiu de casa apenas pensando em se divertir e passou por situações bem difíceis ou sequer sobreviveu (exemplo em filmes em como “na natureza selvagem” e “127 horas”). Isso porque, por mais otimista ou confiante que você seja, deve considerar os riscos de assaltos, sequestros, picadas de cobra e de insetos, afogamentos, choque térmico, tombos, pessoas que se perdem ou simplesmente passam mal (sobre esse item veja a próxima sugestão). Além disso há guias curiosos que podem ser ingênuos e não terem maturidade para resolutividade de possíveis questões que possam surgir, e como referência de liderança acabam induzindo o grupo ao perigo (quando não é propositalmente, como no filme “turistas”).

2) AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE SUAS CONDIÇOES DE SAÚDE

Apesar de ser imprescindível a manutenção do nosso bem estar, muitas vezes as pessoas só buscam um médico quando são obrigadas a apresentarem “atestado” com autorização para atividades físicas, e ainda assim, você pode avaliar a validade do documento de e acordo com o seu condicionamento. Faça alongamentos e coma gelatina ou geleia de mocotó para trabalho de músculos e ganho de massa corporal. Uma vez que perceba que o esforço esteja além do seu alcance, não é recomendado buscar se comparar a outras pessoas e tentar suportar e se superar sem um apoio técnico, portanto comece com caminhadas e trilhas para iniciantes antes de se arriscar nas intermediárias ou de um grau mais avançado.

3) VESTIMENTAS E UTENSÍLIOS

Apesar de tanto ser propagado ainda há quem não se prepare com roupas e calçados. Vale ressaltar que as dicas que posso recomendar só se aplicam aos países tropicais, pois não tenho conhecimento adequado para falar dos lugares frios. A principio, ainda que esteja quente, evite chinelo e sandálias. É recomendado tênis com meias, mas cuidado na escolha para que sejam mais aderentes e menos escorregadios. As roupas devem ser leves, mas as sintéticas podem te enganar e fazer você. suar mais do que deveria. Embora pareça contraditório, use e abuse de casacos e calças em mata fechada ou locais de exposição ao sol de forma mais longa. E claro, como Pedro Bial já dizia em video de autoajuda: “use filtro solar!”. Se preciso leve repelente de insetos. Evite cores escuras por causa da absorção do calor e mantenha os cabelos presos e hidratados. Leve bastante água: 1 litro por hora de estadia e evite o excesso de isotônicos (tipo gatorade) por conta do sódio. Biscoitos, barra de cereal, frutas, kit básico de primeiros socorros (como pomada “Neobacetim” pra cicatrização rápiesparadrapoas, gazes, esparadrapo, bandaids etc.). Tambem é indispensável o celular carregado, caso precise ligar pra 190 polícia, 193 bombeiros, 192 SAMU etc.

4) PESQUISA

Por fim, mas não menos importante, conheça bem as pessoas do grupo escolhido, a sua situação de saúde, os locais que visitará e os pontos desfavoráveis em cada evento. Não se aproxime de precipícios para bater fotos por exemplo. Não leve hábitos urbanos para a natureza, como produção de lixo, consumo de bebidas alcoólicas, churrasco, e nem retire animais do seu habitat como tartarugas, golfinhos, caranguejos etc. Respeite a cultura de cada local e aproveite todos os pontos objetivos e subjetivos de observação e interpretação de todo percurso, e não só o destino final de cada trilha.

Por fim, seja mais ético que estético, mais justo e cooperante que egoísta, narcisista e solitário. E seja feliz sem necessidade de expôr em redes sociais.

Obrigada pela leitura!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s